sexta-feira, 7 de maio de 2010

Provas de Deus IX



Os povos de Israel e Judá foram devolvidos à sua Terra, quando o Rei persa Ciro, o Grande, venceu o Império Babilônico, governado na época por Balthazar, a quem o profeta Daniel, anunciara tal acontecimento, interpretando o significado das letras de fogo que apareceram na parede do “Festim de Balthazar”. As letras formavam as palavras: “Menes, Tessel, Fares”, que Daniel interpretou como a queda do Império Babilônico. Acredita-se que Ciro conhecesse o Deus verdadeiro, o Povo eleito de Deus, a Profecia do Messias, do Redentor dos pecados dos homens. Como Ciro conhecia? Não se sabe. Como também não se sabe de que modo os egípcios, desde tempos remotos, cultuavam a Cruz, embora com formato pouco diferente, pois o braço vertical da cruz, pouco acima do encontro com o braço horizontal, formava uma espécie de laço. Por que? Também se desconhece. Como também se desconhece como, pela Astrologia, os Reis Magos, vindos do Oriente, souberam da época e do lugar certo, da Encarnação do Filho de Deus.
Ciro, Rei dos persas, é só mais um caso, entre inúmeros, que a História nos narra, das profecias sobre a Redenção da Humanidade. O fato concreto, é o retorno dos povos de Israel e Judá para a Terra Prometida, a Canaã. Entretanto, Israel e Judá nunca mais gozaram de uma independência completa, pois, embora tivessem seus Reis, estes deviam submissão aos Reis Persas, descendentes de Ciro.
No século IV AC, Alexandre o Grande, Rei da Macedônia, vence o Império Persa. Viveu pouco, o Grande Alexandre, e por sua morte, o seu imenso império foi dividido entre os seus generais, ficando Israel e Judá sob o poder do Reino da Síria. Finalmente no I século AC, o Império Romano domina todos os povos do Oriente Médio, da Anatólia, da Grécia, do Norte da África e de toda a Europa Ocidental. Israel e Judá estão agora sob o domínio romano. Qual terá sido a razão de tamanha Prova de Deus sobre Israel e Judá? Provavelmente porque não atenderam às admoestações dos Profetas. E principalmente, no caso do domínio romano, não viram o óbvio, ou não quiseram ver, pois conheciam bem as Escrituras e os Profetas. Não viram que o menino nascido em Belém, filho de uma Virgem da Linhagem de David, que só pregava palavras do Bem e de Salvação, que sofreu os opróbrios ditos e descritos pelos Profetas, que morreu na Cruz e que Ressuscitou dos mortos, era o Messias, tão anunciado, o Filho de Deus feito Homem, em união Hipostática com o Pai e o Espírito Santo.
Por que o óbvio, em relação ao Império Romano? Porque o Messias, o Cristo, o Redentor, a Palavra de Deus encarnada, vinha ao Mundo para pregar o Reino de Deus. O Império Romano, dominando o mundo conhecido, foi o instrumento de comunicação para o que o Cristianismo se difundisse, por toda a parte, graças a um Poder Único vindo de Roma e uma língua universal, o Latim, que serviu para espalhar a mensagem de Cristo.


Nenhum comentário: